Os processadores Skylake da Intel estão a duas semanas de chegar ao mercado e já vimos várias amostras de alguns testes rolando de sites chineses. O core i7 6700k será o principal processador dessa linha e também temos alguns números de performance preliminares em benchmarks obtidos com um sistema que usava drivers prematuros e uma versão anterior de BIOS que não está completamente configurada para o Skylake. O último relatório sobre o Core i7 6700k mostra que o overclock em processadores desbloqueados será mais impressionante que nunca.
Image Credits: HKEPC
Intel Core i7-6700K overclackado a 5.2 GHz de Clock Speed com Air Cooling
HKEPC é o primeiro site a reportar um overclock do principal processador Skylake. O editor chefe do site, Lam Chu-Kui conseguiu o impressionante clock de 5.2GHz, mas há mais neste overclock que apenas um salto na frequência de clock, porém chegaremos lá em um segundo. Primeiro, deve ser mencionado que a série S de processadores skylake desbloqueados - que inclui o i7 6700k e o i5 6600k - serão lançados em 5 de agosto e estarão acompanhados por várias placas mãe Z170 que estarão disponíveis na mesma data (na verdade algumas já estão até disponíveis nas lojas). Esses chips serão os sucessores dos processadores baseados em Devil Canyon, o i7 4790k e o i5 4690k.
O i7 6700k é um CPU quadcore com oito threads com design multi threaded mais 8mb de cache L3 e tem o clock mantido em 4.0 GHz e boost para 4.2Ghz com suporte para memória DDR4 2133mhz e DDR3L 1600Mhz. As grandes diferenças vem por conta da microarquitetura que ganha novos IPCs (instruções por ciclos) e eficiência (performance por watt) em um processo de 14nm.
Com Devil Canyon, a Intel deu dois updates no Haswell. Um foi redirecionar a entrega de energia e gerenciar o sistema para diminuir a geração de calor no núcleo. Foi aprimorado por um NGPTIM (material de Nova geração de interface térmica baseado em polímero) que dá uma melhor superfície de contato da matriz com o dissipação de calor para efetivamente transmitir calor ao IHS e então dissipa-lo pra um heatsink de refrigeração ativa. Isso ajudou a diminuir temperaturas mas a adição de uma unidade de regulação de voltagem por si só já mostrava que o problema ainda existia quando a voltagem era configurada mais alta que o normal em sessões de overclock. Claro que o chip poderia chegar em altos clocks em LN2 mas muitos overclockers tinham sua voltagem acima de 1.5 - 1.52V em um overclock de 5.1 - 5.2ghz.
O overclock demonstrado hoje é de 1.2ghz na velocidade do clock no core i7 6700k. Não só isso. Isso foi possível com um Air cooler e a voltagem em apenas 1.35v. As temperaturas foram ditas como abaixo dos limites e overclockar em Skylake foi considerado mais divertido que em Broadwells. Se o overclock se tornar estável e as amostras finais também puderem obter tais overclocks, então será um belo dia para o mundo dos entusiastas.
Fonte Wccftech.com