https://www.facebook.com/groups/pcfacts/
Hoje trazemos um vídeo quentinho do Linus Tech Tips. Nesse eles finalmente fazem um review da Asus Strix R9 390x. E segundo os analistas do site / canal, a placa não fez seu dever de casa. Abaixo um resumo e as conclusões que o PC Facts pôde extrair do vídeo caso você não consiga assistí-lo em inglês.
Começa pelo "mito" de que ela é um rebrand da 290x, mas isso seria tranquilamente esquecido se entregasse uma performance consideravelmente superior a sua antecessora, um uso de energia mais eficiente por watt ou um poder de overclock que superasse a geração passada.
Segue descrevendo que a placa é inusitadamente grande em todas as dimensões podendo não caber em boa parte dos gabinetes, o que para nós significa que além de a tornar uma placa para um nicho específico, a torna um certo transtorno para quem não tomou esse cuidado, inclusive na hora de revender.
Depois o Linus faz testes de overclock, mostrando que o ganho não é considerável e encontra um aumento de 3°C na temperatura. Apesar de 3°C ser pouco aumento com over, a placa já trabalha em 83°C em stock. Ao chegar em 86°C com over, dependendo da temperatura ambiente, a placa vai se tornar instável. A essa temperatura a 390X bate o calor gerado por uma 980ti que tem quase o dobro da performance, logo uma performance per watt muito mais eficiente. Claro que o preço não é o mesmo, mas fica nítido que a 390x não teve pulo de geração nesse sentido.
Nos benchmarks, que são o que interessa, a placa supera por uma margem pequena a sua antecessora, a 290x, que hoje custa bem menos que a 390x, se mostrando portanto uma opção muito mais sábia pra investir do que a mais recente. Se comparada com a 980, a placa tem performance parecida mas por um consumo e calor muito maior e instável, então fica a seu critério ir pra uma 980 ou até ficar numa 290x por uma economia de dinheiro.