Fonte Wccftech.com
Parece que a AMD ainda está falhando em gerenciar a demanda de suas Radeon R9 Fury pois seus principais parceiros fabricantes ainda não conseguiram pôr as mãos em um único chip Fiji Pro. A R9 Fury que foi lançada na semana passada por $549 americanos ainda falta aparecer nos vendedores online e enquanto os reviews mostram a placa como uma boa opção entre uma 980 e uma 980ti, as vendas ainda estão para começar e nós ficamos sabendo que não há um carregamento suficiente de chips nas fabricantes.
AMD pode ter enviado quantidade limitada de placas R9 Fury
A relatório que vem do Hardware Luxx menciona que a produção dos chips Fiji é que são o maior culpado pelo atraso de placas referência e custom. AMD tem passado maus bocados com suas placas baseadas em Fiji já que houveram atrasos em outras ocasiões até lançarem dia 24 do mesmo passado. O lançamento foi turbulento com a nova placa turbinada com HBM a 512GB/s de largura de banda tendo performance comparável a uma 980ti poucos meses mais velha baseada em um cut do chip GM200. O que foi pior que a R9 Fury X estar cotada em $ 649 foi o fato de ser limitada a versão referência enquanto versões overclockadas e customização da Geforce GTX 980ti a $699 estavam quebrando os recordes de performance. Mesmo baseado em um elegante design de water cooler, a placa veio com um barulho na tubulação, junto com problemas de Coil Whine que fizeram da versão Sapphire com Tri X Cooler com 3 fans melhor e uma solução audível comparada a versão referência da AMD.
A história das R9 Fury (não X) não é muito boa também. Atualmente, há dois modelos. Um da Asus Strix e o Tri X da Sapphire. Nenhum deles ainda apareceu em lojas online um pouco mais tarde desde o anúncio dia 10 de julho e os reviews parecem fazer parte de um lançamento apenas no papel. De acordo com nossa fonte, não há como saber quantas unidades teria cada companhia recebido da AMD. AMD não está respondendo à ninguém no que se trata a esse assunto, mas pode se perceber que o problema é sério. Quantidades de R9 Fury X também foram limitadas tanto que a placa esgotou no dia do seu lançamento. Mesmo agora, as lojas estão sem estoque e sem previsão de reposição. (Newegg por exemplo).
"Velocidade de produção é constantemente citada. Enquanto nem a ASUS nem a Sapphire querem comentar com ninguém quantas placas receberam, é certo que não era à quantidade que esperavam. Isso é dolorosamente óbvio quando vemos companhias insatisfeitas com a quantidade de Radeon Fury X. O maior problema de como a AMD lançou a R9 Fury está no fato de terem negligenciado seus outros parceiros." (Hardware Luxx)
O chocante sobre esse lançamento é que fora a AMD, apenas parceiros como a Asus e a Sapphire tem possibilidade de produzir R9 Fury custom. Mesmo a versão da Sapphire com seus coolers Tri X proporciona um boost de 40mhz no clock em relação às placas referência. Parceiros da AMD como a XFX, Club3d e Powercolor nem sequer foram anunciadas enquanto Gigabyte e MSI que caem na mesma linha da ASUS ainda terão que pôr as mãos nos chips Fiji Pro para começar a produção em massa de placas custom. Enquanto não chega ao mercado, não sabemos por quanto tempo teremos que esperar as Fury chegarem às prateleiras.