Porque o Gameworks está se perpetrando nos jogos atuais?

*Não esqueça de entrar em nosso grupo no Facebook para participar de promoções*
https:\\www.facebook.com\groups\pcfacts

A briga entre NVIDIA e AMD vem sendo tratada desde os primórdios do mercado PC Gaming. Até a série HD5000, a AMD - na época ainda ATI RADEON - reinava o mercado, tendo sido a situação revertida pela empresa verde.

Muitos diziam que a propaganda em cima do Physx e a exclusividade de funcionamento dele nas placas NVIDIA, fez com que a comunidade se voltasse para esta última e com os recentes investimentos nas políticas "The Way its meant to be played" e o Gameworks são justamente o que tem mantido a NVIDIA no topo.
Pelo lado da AMD, muitos usuários reclamam de sabotagem por parte da NVIDIA sobre o desempenho das placas AMD via software do Gameworks intencionalmente mal otimizado para as placas concorrentes.
Que de fato, jogos com Gameworks tem rodado mal em boa parte das placas, isso é incontestável. Mas realmente a culpa é do Gameworks? A culpa é do desenvolvedor? A culpa é da AMD que não procura os desenvolvedores e oferece alternativa?
Para acalorar mais ainda essa questão, expomos a expressão do programador Leonardo Bressan Motyczka na íntegra:
"Não programo jogos, mas sou programador e você tem de pensar claramente na hora de desenvolver uma solução: Compensa criar algo que já existe? A Nvidia oferece um rol de ferramentas que funcionam como middleware e já funcionam em engines como Unity, UE4, e outras do gênero.
Não necessariamente tudo de errado que você por ai é culpa do Gameworks, é muito fácil você bater de frente em um jogo com tais recursos e dizer que a Nvidia é culpada. Ex.: O Batman Arkham Knight, a Nvidia realmente iria dar com suas GPUs um jogo que não funciona corretamente?
Acho que a briga de código fonte aberto ou não vai durar pra sempre e de fato, vocês acreditam mesmo que toda empresa que desenvolve um jogo entrega o código fonte pra AMD e a NVIDIA fazerem suas otimizações? Isto é surreal e seria muito mais em conta agir de outras formas como profiling, checando hot paths e abstraindo padrões que poderiam ser melhores numa GPU NVIDIA(ou AMD) fazendo X do que Y.
Só pra concluir, acredito que o maior fator limitante é tempo de desenvolvimento e tempo de levar esta solução (jogo) para o mercado".
Além de agradecer a participação do colega programador na discussão, queremos por um adendo à questão que diz respeito ao dito pelo colega como middlewares. Middlewares são ferramentas que ajudam os programadores a estabelecer o código de seus jogos de maneira mais facilitada. A Unreal Engine é um exemplo. No directx 12, onde a API será de mais baixo nível, o código do jogo terá que ser mais direto, já que a API e o driver não terão nível de abstração como tinham anteriormente nas APIs de alto nível como o DX11. Logo, muitos apelarão para middlewares como a Unreal Engine entre outras. Ora, se hoje, os desenvolvedores já apelam pro Gameworks sem ter que se preocupar com as abstrações que hoje são dadas pelas APIs, imagine quando for o DirectX 12.
A boa notícia é que ficará facilitado ao desenvolvedor do game descobrir em seu próprio código a fonte de bugs e erros de hardware. Logo, se Gameworks for o problema, em games DX12, saberemos...
Portanto, temos que concluir que os desenvolvedores são demandados a entregar os games em certo prazo e que, por isso mesmo, não querem ter que fazer cabelo, fumaça e fluidos novos, sendo que já existe no mercado uma ferramenta que ofereça isso. Além disso, eles não tem outra escolha. São duas opções: fazer por conta própria ou contratar o pacote da NVIDIA. Mais ainda, recursos como o Gameworks e middlewares em geral, passarão a ser mais usados por conta do advento do DirectX 12 por inúmeras razões além do que os desenvolvedores terão ferramentas melhores para detectar os bugs.
De todo modo, nos resta esperar pelo futuro e como sempre habilitar em nossas placas o que elas aguentam ou suportam, afinal, reclamar de algo que se desliga é reclamar de não poder jogar um jogo no Ultra. Basta botar no high...