As maiores conquistas de Satoru Iwata na Nintendo


É hora de relembrar os grandes feitos de um dos maiores nomes da indústria dos games

"Iwata tem os instintos necessários para sobreviver nesse negócio." Essa é uma frase de Hiroshi Yamauchi no momento em que deixava a presidência da Nintendo e convidava Satoru Iwata para assumir o posto.
Isso aconteceu em 31 de maio de 2002, há 13 anos. Iwata foi presidente da Nintendo por mais de uma década, e conseguiu nesse tempo fazer jus aos elogios de seu antecessor. Mas neste domingo (12), recebemos a triste notícia de que Satoru Iwata morreu, vítima de um crescimento nos dutos biliares, aos 55 anos . É um dia de luto para a indústria de videogames, mas nesse momento estamos aqui para lembrar as coisas boas.
É hora de olhar para trás e celebrar as conquistas desse grande executivo, desenvolvedor de jogos e -- como ele mesmo gostava de nos lembrar -- um gamer apaixonado: Satoru Iwata, você já está fazendo falta.

Designer primeiro, executivo depois

Satoru Iwata é apenas o quarto presidente da Nintendo (uma empresa que, vale lembrar, tem mais de um século de existência), e há uma diferença notável entre ele e seus três predecessores – Iwata era um designer de jogos. Videogames ainda eram coisa de ficção científica quando Fusajiro, Sekiryo e Hiroshi Yamauchi assumiram o controle da empresa, mas o jovem Iwata começou sua carreira como um programador nos anos 1980 e cresceu a partir dessa experiência.
Ter um líder que realmente entende os desafios e o ofício de se fazer videogames – além do que os torna divertidos – fez toda a diferença (Hiroshi Yamauchi ficou famoso por nunca ter jogado um único game da Nintendo). Quer exemplos de clássicos que Satoru Iwata ajudou a desenvolver? Basta olhar para Balloon Fight e NES Open Tournament Golf. O código que tornou esses games realidade foi um trabalho de criação do homem que se tornaria presidente 20 anos depois. 

Presidente da HAL

A Nintendo não foi a primeira empresa que deu o cargo de presidente para Iwata. Uma década antes de assumir o cargo na Nintendo, ele se tornou o comandante de uma desenvolvedora menor, mas incrivelmente importante: a HAL Laboratory.
A maioria dos fãs da Nintendo vai reconhecer esse nome como sendo um dos mais importantes parceiros de desenvolvimento da Nintendo hoje, mas no começo dos anos 90 ela quase deixou de existir. Foi na HAL que Iwata começou sua carreira como desenvolvedor, quando o estúdio tinha apenas cinco funcionários. Em 1992 ele assumiu o controle da HAL, que estava indo de mal a pior, e conseguiu resgatá-la de uma quase inevitável falência. Enquanto isso, Yamauchi e outros importantes executivos da Nintendo observavam as habilidades de liderança e traquejo nos negócios exibidas por Iwata.

A criação do Kirby

Uma das maiores razões de os fãs da Nintendo conhecerem o trabalho da HAL Laboratory é a franquia Kirby. Se você pesquisar as origens da bolotinha rosa sorridente irá descobrir que houve a mão de Satoru Iwata na criação do personagem.
Ele não inventou o Kirby – esse é o legado de Masahiro Sakurai –, mas foi Iwata quem decidiu criar o jogo Kirby's Dream Land. Sem ele, Sakurai não teria tido a oportunidade de desenhar o arredondado ser comilão. Iwata queria que a HAL criasse games para jogadores novatos, títulos curtos, simples e descomplicados que qualquer um poderia curtir. Kirby's Dream Land é o resultado desse ideal, e após o sucesso do jogo no portátil Game Boy, a HAL ganhou um novo e inesquecível mascote.

41, o número mágico

Após quase 20 trabalhando na HAL – primeiro como programador, depois como presidente –, Satoru Iwata finalmente foi contratado pela Nintendo em 2000. Seu novo trabalho era como chefe da divisão de planejamento corporativo, uma posição que continuou a testar suas capacidades de fazer escolhas. O maior feito em seus dois anos ocupando a vaga foi o aumento absurdo de 41% nos lucros da empresa durante o ano fiscal de 2001.
Iwata foi quem teve a visão de tornar os produtos e jogos da empresa em algo mais simples e acessível, enquanto seus concorrentes continuavam a criar games mais complexos e exigentes. Essa visão – a mesma que inspirou o primeiro Kirby's Dream Land – ajudou a garantir a rentabilidade da empresa no ano do lançamento do GameCube.

O presidente número quatro da Nintendo

O brilhantismo de Iwata em seu trabalho com o GameCube era o que Hiroshi Yamauchi precisava para confirmar sua crença no homem. E foi por isso que Iwata recebeu de Yamauchi as chaves do reino. Ser o merecedor de uma promoção tão importante foi um dos grandes feitos da trajetória de Iwata – afinal de contas, ele foi apenas o quarto homem a assumir essa responsabilidade, e o primeiro sem nenhum grau de parentesco com Fusajiro Yamauchi, que fundou a empresa em 1889.

As goleadas do GameCube

Você pode imaginar que assumir a assustadora responsabilidade de ser presidente da Nintendo faria Satoru Iwata focar na parte de negócios do trabalho; Mas ele assumiu a postura oposta, envolvendo-se ainda mais com o desenvolvimento de jogos após sua promoção.
Ele ajudou a segurar as pontas do GameCube, contribuindo para o desenvolvimento de games importantíssimos do console como Super Mario Sunshine, Metroid Prime, Animal Crossing e The Legend of Zelda: The Wind Waker. Mais importante ainda foi a corajosa busca do presidente por parcerias com outras desenvolvedoras.
O Nintendo 64 sofreu sem o suporte de estúdios, mas Iwata foi atrás de abraçar diversas empresas por todo o Japão e conseguiu apoio de grandes marcas como SEGA, Namco e Capcom – o que formou o caminho para alguns dos títulos exclusivos para o GameCube, como Billy Hatcher & The Giant Egg, Pac-Man Vs. e Resident Evil 4. 

A criação do DS e do Wii

Iwata conseguiu fazer o lançamento do GameCube ser lucrativo para a Nintendo, mas vale lembrar que ele não era o presidente da empresa na época do lançamento. O primeiro console que ele lançou como presidente da empresa foi o Nintendo DS em 2004. E com esse lançamento, ele provou sua sagacidade mais uma vez.
A indústria inteira estava confusa e desconfiada em relação ao portátil de duas telas, e muitos afirmaram que aquilo seria uma modinha. Mas Iwata havia ajudado a criar o Game Boy, "apenas" o console portátil mais popular da história da indústria de jogos. Mais revolucionário ainda foi o lançamento do Wii, dois anos depois. Iwata supervisionou o desenvolvimento do console, levantando a bandeira do controle de movimento como o grande chamariz da novidade. Novamente, ele foi criticado por céticos da indústria, e novamente provou que todos estavam errados. Com o Wii, a Nintendo retomou a liderança no mercado de consoles de videogame, algo que não acontecia desde os primeiros anos da era N64.

Assumindo a culpa

No entanto, nem tudo foi sucesso desde que Satoru Iwata assumiu a presidência da Nintendo. Mas mesmo quando as coisas davam errado, ele conseguiu fazer as escolhas certas e melhorar a situação.
O lançamento do 3DS é um bom exemplo disso. O portátil não era perfeito no dia em que chegou às lojas e custava muito caro. Criticado pela imprensa e pelo público, o console de duas telas parecia estar fadado ao fracasso. Mas, em uma bela demonstração de seu caráter, Iwata assumiu a culpa pelo fiasco, e aceitou uma redução em 50% no seu salário, como uma forma de pedir desculpas aos investidores e ao público. Além disso, ele presenteou os consumidores que compraram o 3DS antes da redução de preço com um monte de jogos de GBA e DS. Muito respeito, Iwata-san.

Respeitado por seus colegas

Além de todas as decisões incríveis de negócios e contribuições feitas ao desenvolvimento de games a portas fechadas, Satoru Iwata também conquistou algo que é muito mais difícil de conseguir: o respeito de seus pares. Não importa em que companhia trabalhem, desenvolvedores do mundo todo reconhecem a importância do presidente da Nintendo para o crescimento do mundo dos games. Talvez o melhor jeito de entender isso é pensando nas maneira como Iwata costuma ser lembrado no evento Game Developer’s Conference (GDC). 

Iwata foi convidado duas vezes a fazer o discurso principal da GDC. A primeira vez foi em 2005, quando subiu ao palco para nos brindar com um texto marcante, “Heart of a Gamer” -- recentemente nomeado pelo IGN como um dos 10 melhores discursos da história da GDC. Além disso, ele voltou ao palco em 2011 para falar sobre os “25 anos dos video games: uma perspectiva história e a visão do futuro”. Não importa que a contagem tenha começado a partir do lançamento do NES: Iwata é tão bem querido pela comunidade de games que ninguém o criticou por isso.

“Me, as game developer…”

Nós poderíamos continuar muito além contando todos os grandes momentos de Iwata na Nintendo, mas fecharemos essa homenagem com uma parte especialmente importante para os fãs: sua imagem acessível e amigável. Satoru Iwata trabalhou duro para ser disponível e visível como o presidente da Nintendo, especialmente por sua série de entrevistas com desenvolvedores de games, o Iwata Asks (algo como “Iwata pergunta!”). 

Cheias de grandes pensamentos, essas conversas abriam as cortinas de uma empresa conhecida por seus segredos, e deu aos fãs uma mina de ouro de detalhes únicos e interessantes sobre como os nossos games favoritos ganharam a cara que têm ao longo dos anos. Ao mesmo tempo, os Iwata Asks transformaram Iwata em uma personalidade divertida e facilmente reconhecível entre os consumidores (ele ri. Muito. Muito mesmo).


Apesar de algumas pedras no caminho, podemos dizer sem medo que a Nintendo brilhou, revolucionou e criou uma nova e marcante identidade nas mãos do presidente Satoru Iwata.
Estamos todos tristes com a terrível perda que sua morte precoce representa para a indústria de jogos, mas temos a certeza de que ele pavimentou o caminho para o futuro da Nintendo e certamente irá inspirar dezenas de desenvolvedores talentosos que vão surgir.

Só podemos dizer muito obrigado, Satoru Iwata. Os videogames não seriam tão divertidos sem você.
Fonte IGN Brasil