Overclock de GPU, como fazer?

Traduzido por Marcus Sarmanho Hermes Marques

Editor chefe do PC Facts
Matéria postada originalmente em www.maximumpc.com


Como retirar todo o potencial de sua GPU

Overclockar uma placa de vídeo costumava ser mais um problema do que efetivamente valer a pena, mas de uns tempos para cá, as coisas mudaram. O EVGA Precision X e o MSI Afterburner saõ as duas opções mais conhecidas para overclock da atualidade. Retirar o melhor proveito de sua placa hoje é tão fácil quanto move uns sliders e testar a estabilidade em benchmark.
Isso não quer dizer que a melhor forma de overclock é muito simples. Estamos aqui para dar um tutorial básico de overclock. Mas fique ciente: até mesmo o mais simples overclock pode acabar em desgraça. Mesmo que possamos lhe direcionar aos simples passos para tal objetivo, não podemos nos responsabilizar por eventuais danos causados ao seu Hardware. Se assume esse risco, continue a leitura. 

1. Preparação

MSI Afterburner é a ferramenta que melhor trabalha com placas AMD e NVIDIA.
Nosso software favorito é o MSI Afterburner, pelo que só usaremos ele para unificar o processo de aprendizagem. Além dele, você precisará de uma ferramenta de benchmark como o 3DMark ou Unigine’s Heaven Benchmark para verificar a estabilidade do over. GPU-Z, por fim, serve mais para verificar a velocidade de clock da GPU e do clock das memórias.

2. Entrar na roda

Antes de tudo, ajuda bastante você saber quanto de overclock seu hardware costuma oferecer. Para isso, o HWBOT é a maneira mais fácil de comparar com o resultado de outros usuários, o quanto eles conseguem no hardware como o que você está usando.
Ajuda tambem você a descobrir de fato quanto de aumento de performance o over vai te trazer.

3. Overclock na velocidade do Core

Unigine’s Heaven benchmark é bonito e vem cheio de recursos.
Tendo umas médias a mão - uma 650ti com 1179mhz de clock de core e 1687mhz de clock de memória - você estará pronto pro over. Comece maximizando o Slider de limite de energia (Power Limit) - que nada tem a ver com overvoltage. Então pegue o slider de Core Clock e mova-o de 20 em 20. Depois de aplicar as alterações, aumente toda a configuração do Heaven Benchmark - qualidade no ultra, tessellation em extreme, anti-aliasing em 8x, e resolution na máxima do seu sistema - e rode pelo menos uma vez apertando F9 ou clicando em "Benchmark”. Fique de olhos em artefatos gráficos - bugs visuais que vão desde linhas cheias de cores à erros na luz pixels no meio da tela - e crashes. Se o benchamrk fechar, voltar ao desktop, cair o framerate drasticamente, volte o slider em 10mhz até que ele possa rodar tranquilamente, até o final.

4. Overclocks de memória

Achando o clock mais alto da sua GPU, passe a fazer os mesmos testes no slider de clock de memória (memory clock). O aumento pequeno não vai melhorar tanto o framerate quanto o aumento de clock de core, mas melhora principalmente se em resoluções maiores.

5. Checagem de estabilidade

Trave as duas velocidades de clock que você aumentou, rode uma última vez o Heavem Benchmark e aí você deve ver uma performance e um resultado melhores. Daí teste sua placa em jogos que você gosta e teste-a no seu dia a dia para se certificar que esse over se sustenta. Caso contrário, vá diminuindo os clocks até achar um valor que se mantenha. Para ficar 100% seguroo, você pode deixar o Heaven rodando por algumas horas, já que demanda o máximo da sua placa o tempo todo e será uma garantia de que você não incorrerá em problemas na hora da jogatina.
* Não esqueça de entrar em nosso grupo no Facebook e participar da promo Metro Redux*