Modelos Referência da NVIDIA valem a pena?

*Não esqueça de entrar em nosso grupo no Facebook para participar de promoções* https:\\www.facebook.com\groups\pcfacts



A NVIDIA, empresa responsável pelas placas de vídeo Geforce, a cada ano traz lançamentos para o mercado PC Gamer. Uma característica comum a quase todos os seus lançamentos Flagship (porta bandeira, por assim dizer) é que eles vem em modelo "referência".
Em outras palavras, a própria NVIDIA tem um modelo de refrigeração para todas as suas placas top de linha a cada geração.
Na série 900, as 980ti, 980 e 970 tiveram modelos referência - se você estranhar que nunca viu uma 970 referência é porque ela era exclusiva de uma loja dos EUA.

Entretanto, muito se fala a respeito desses modelos. Segundo a comunidade, em comparação aos modelos custom cooler, produzidos pelas grandes fabricantes conveniadas à NVIDIA e com design diferenciado, o modelo referência perde nos seguintes quesitos:
- Poder de overclock;
- Temperatura;
- Geração de ruído.

Sendo isso verdade ou não, só o uso pode dizer, mas uma coisa que pode amenizar a consciência de quem ainda tem dúvidas quanto à qualidade de uma placa referência é o teste feito pelo colega Lucas Peperaio, do conceituado canal Peperaio Hardware do Youtube.
Vejam por vocês mesmos, que em condições normais, a placa referência atinge apenas 1113mhz de overclock via GPU Boost 2.0 com 83ºC. Em contrapartida, quando bem manuseada, a 980ti REF usada no teste abaixo, chega a entregar um clock de 1403mhz estável, com temperatura em 73ºC e com a velocidade do FAN em 75%. O Teste, claro ainda providencia um áudio do ruído emitido pela placa em full load.

Logo, conclui-se que, se você não se importa em fazer uma curva no MSI Afterburner e fazer o overclock por si mesmo, não há nada que impeça você de ter uma placa de referência. Ela em quase nada perde para as custom cooler. Não há diferença no poder do overclock (até porque o over depende de chip a chip). Há diferença sim na temperatura da placa, mas uma curva que sincronize bem o FAN com o sensor de temperatura da placa, já a deixa em uma temperatura boa. A pergunta que se faz é a seguinte: Vale a pena para seu bolso pagar uns R$ 500,00 a mais por uma de modelo Custom?!

Escrito por Marcus Sarmanho Hermes Marques
Editor Chefe 
PC Facts